A era dos ‘podcasters’

A influência dos podcasts sobre uma geração emergente

Sou um apaixonado fã dos podcasts! Enquanto escrevo, ouço um agora. E é impressionante ver como esse novo jeito de se comunicar se popularizou nos últimos três anos, especialmente, durante a pandemia. Pessoas ouvem podcasts enquanto correm, pedalam, trabalham, caminham, arrumam casa, estão no ônibus… Ouvem notícias, reflexões, contos, programas de TV ou rádio e, sobretudo, entrevistas. E o sucesso é tanto, que os canais da “telinha” já surfam na onda dos podcasts que experimentam um crescimento de 21% ao mês desde janeiro de 2018 (LOUBAK, 2019).

O que é podcast?

Para quem ainda não entende a que me refiro, permita-me uma digressão para detalhar o que é um podcast. Os podcasts são programas de áudio bem parecidos com a rádio, com uma grande diferença: os podcasts são on demand (sob demanda). Ao contrário da rádio, você pode ouvir quando e onde quiser. São divididos em episódios, ou em formato de séries. E pode ser ouvindo em diversas plataformas digitais como Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outros…

De ‘youtuber’ a ‘podcaster’

No Brasil, o fenômeno dos podcasts pode ser visto pelo número de ‘youtubers’ que também se tornaram ‘podcasters’. Percebeu-se que os brasileiros estão migrando, mesmo que aos poucos, de uma plataforma de áudio e vídeo para uma de áudio apenas. Além da facilidade de ouvir um podcast enquanto lê suas mensagens no Whastsapp, ou navega em outras redes sociais, os podcasts democratizam a comunicação pelo fato de não necessitar intimidade com câmera exigida pelo Youtube por parte dos criadores de conteúdo, e pedir uma quantidade menor de regras e métricas quanto a linguagem, podendo ser mais livre e mais “solto”.

Minha experiência

Desde 2019, tenho o meu podcast. Claro que, sendo pastor adventista do sétimo dia, não crio conteúdos ao léu. Tenho meus objetivos. Por exemplo, na primeira série que fiz no “Podcast do Pastor” (“A formação de um discípulo”), meu objetivo era consolidar a processo de discipulado implementado no meu distrito pastoral. Temos uma média de 100 ouvintes por episódio que são semanais. Contudo, o público mais jovem ainda não estava sendo alcançado. Então, na segunda série do meu podcast, foquei no público entre 15 e 30 anos, fazendo a série “Fé com Pipoca”, traçando paralelos entre a cultura pop (filmes, séries, animes e etc) e o cristianismo. Na próxima série, com o público mais jovem conquistado, retorno ao tema “Discipulado”.

Dicas

Notadamente, os podcasts tem alto poder de influência sobre uma geração que emerge de um mundo que demanda ser cada vez mais multitarefas. Eles entenderam que podem fazer mais em menos tempo. Inclusive, ouvir um podcast enquanto faz outras coisas. Portanto, se há uma influência por meio dessa “nova” forma de se comunicar, precisamos explorar cada vez mais esse mundo. Deixo para você algumas dicas de como fazer funcionar um podcast. Dica 1: Tenha referências. Eu tenho como referência o Podcast “O Quarto Homem”. Um podcast com dois pastores adventistas e um convidado. Bate papo descontraído, edição dinâmica com “memes”, partindo de um fato conhecido para o tema bíblico. Dica 2: Seja leve. O podcast pede essa linguagem mais próxima daquela do dia a dia. Precisa-se imaginar conversando com a audiência. Dica 3: Escolha o estilo de podcast. Existem vários tipos de podcasts: entrevista, discussão/bate papo, programa (parecido com um programa de rádio, com música, entrevista, notícias e etc), informativo, storytelling, meditação, educacional, solo (Qualquer pesquisa no google te dá detalhes sobre cada estilo). Dica 4: Escolha o seu público. “Atirar” para todos os lados e tentar atingir a todos é um erro que não cria identificação com um público específico. Tenha o foco em apenas um perfil de público. O meu público é meu distrito pastoral. Dica 5: Prepare o material mínimo para gravação. Celular, fone de ouvido, computador para edição. E se quiser, pode incrementar com microfone específico de captação, estúdio, editor específico e mais recursos que estiverem ao seu alcance.

Encerro desafiando você a encontrar seu nicho e iniciar um projeto com um objetivo claro. Pois se há um mundo migrando para os podcasts, precisamos entender que mais uma porta está aberta para o alcance com o evangelho eterno.

REFERÊNCIA

LOUBAK, Ana Letícia. O que é podcast? Saiba tudo sobre os programas de áudio online. Techtudo, 2019. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/o-que-e-podcast-saiba-tudo-sobre-os-programas-de-audio-online.ghtml .

Acesso em 13 de jul. de 2021.

João Victor das Silva Oliveira
Pastor Distrital, Mestrando em Missão Urbana – pr.joaovictor@gmail.com

© Copyright. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MyWeb Agência Digital